Uma visão administrativa do filme ”A Fuga das Galinhas”.

Fuga das Galinhas 2' é anunciado, 20 anos após o primeiro filme | Cinema |  G1

Em junho de 2020 foi anunciada a produção, ainda sem data de estreia, da sequência da clássica animação “Fuga das Galinhas”, duas décadas após seu lançamento. A notícia tomou grandes proporções devido ao sucesso que o filme teve durante esses 20 anos nas telinhas, e claro, nas redes sociais através dos famosos “memes” criados com as feições das galinhas da animação. Entretanto, são poucas as pessoas que pararam para analisar as estratégias administrativas presentes nesse clássico!

Primeiramente, vamos situar você leitor que não faz ideia do o que é “Fuga das Galinhas” e muito menos do contexto do filme. O longa conta com a história de um grupo de galinhas, as quais descobrem que, quando não forem mais uteis para a produção de ovos, serão abatidas. Com isso, Ginger, a galinha líder do movimento, começa a organizar o processo de criação de um avião, inspirada pelas histórias que ouvia de Fowler – um galo que atuou na Força Aérea -, para que todos possam voar por cima do muro da fazenda e, assim, ganhar a liberdade.

O primeiro paralelo que podemos traçar é a liderança presente em Ginger, buscando sempre ter a visão mais ampla do processo, delegando as funções entre suas colaboradoras, convocando reuniões e realizando assembleias a fim de chegar ao seu objetivo. Entretanto, a protagonista possui uma falha comum em muitos líderes: não se envolve ativamente na execução das tarefas, funcionando apenas como o cérebro da operação. Mas por que tal atitude é considerada como falha? É necessário que a equipe se sinta motivada, e isso se dá, na maioria das vezes, através do espelho gerado pelo superior.

Contudo, na animação a motivação é alcançada quando o galo Rocky chega voando no galinheiro após ser lançado pelo canhão do circo onde trabalha, sendo, então, acolhido por Ginger que acredita que o mesmo pode voar – pois as circunstâncias pela qual ele chegou até lá não foram mencionadas, assim como Rocky também não fez questão de contar a verdade. Dessa forma, Rocky passa a liderar junto com Ginger, mas dessa vez os métodos são outros: o galo faz com que as galinhas treinem diversas vezes, estimulando o espírito de equipe, criando um sentimento de pertencimento à um grupo em todas, e, consequentemente, traz junto a motivação – entretanto, nesse caso não ocorre da maneira correta, tendo em vista que galinhas e galos não são capazes de voar e Rocky as ilude – para atingirem o objetivo comum.

Ademais, é possível visualizar o Planejamento Estratégico na prática, sendo esse composto por 4 etapas bem dividias durante o processo de fuga das galinhas, são eles:

1. Avaliação de ambiente: após uma das galinhas, Edwina, não conseguir atingir a meta de ovos que deveria por durante a semana, os Tweedys – donos do galinheiro – a matam, fazendo com que Ginger defina a meta do grupo, arquitetar um plano para que todos possam fugir do galinheiro, e dívida os afazeres de cada membro, analisando os pontos fortes e fracos de cada um;
  2. Elaboração da estratégia: com todos os papeis bem definidos, as galinhas passam a bolar diversos planos para conseguirem escapar, trabalhando dia e noite para o alcance do objetivo geral, alcançar a liberdade;
  3. Desenvolvimento do plano de execução: essa etapa se dá com base no levantado nas duas anteriores, logo, no filme podemos vê-la quando os planos de escapar do galinheiro são postos em pratica, ocorrendo a análise do que deu errado para que possa ser consertado e melhorado no desenvolvimento da próxima tentativa – até que Ginger percebe que a execução só será efetiva caso todos voem pelo muro;
  4. Envolvimento das pessoas: como já foi citado acima, o envolvimento do grupo se dá apenas quando o galo Rocky chega ao galinheiro, e, enquanto mantem a ideia de que sabe voar, faz com que todos treinem juntos, fazendo com que cada um se identifique como uma peça chave para a execução final.

Dado o exposto, é possível concluir que sim, há bastante da administração para ser explorado na famosa Fuga das Galinhas, afinal, além das caraterísticas mencionadas, há também muito da gestão, criatividade, trabalho em equipe e estratégia para ser analisado. As interpretações são das mais variadas, sendo essa apenas uma entre muitas. Conta para a gente nos comentários qual a sua!

REFERÊNCIAS

12 MIN. Os melhores ensinamentos do filme “A Fuga das Galinhas” sobre administração, 2018. Disponível em: <https://blog.12min.com/br/a-fuga-das-galinhas/>. Acesso em: 16 de julho de 2020

ANTUNES, W. A persistência, a fuga das galinhas e as 6 lições de um concursando vencedor. Gran Cursos Online, 2017. Disponível em: <https://blog.grancursosonline.com.br/persistencia-fuga-das-galinhas-e-as-6-licoes-de-um-concursando-vencedor-por-wellington-antunes/>. Acesso em: 16 de julho de 2020.

PORTO SOCIAL. Liderança e o filme “A Fuga das Galinhas”, 2020. Disponível em: <http://www.portosocial.com.br/2020/04/09/lideranca-e-o-filme-a-fuga-das-galinhas/>. Acesso em: 03 de agosto de 2020.

ROVINA, J. Quais são as Etapas do Planejamento Estratégico?, EUAX Consulting, 2018. Disponível em: <https://www.euax.com.br/2018/10/etapas-do-planejamento-estrategico/>. Acesso em: 22 de julho de 2020.

SPAGNA, J.D. 7 filmes que todo estudante de Administração deveria assistir. Guia do Estudante, 2020. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/7-filmes-que-todo-estudante-de-administracao-deveria-assistir/>. Acesso em: 16 de julho de 2020.

UBIRATANGEO. Gestão de Pessoas filme a Fuga das Galinhas no contexto das Organizações: o confronto de lideranças a fusão de um novo modelo de gestão, 2009. Disponível em: <http://ubiratangeo.blogspot.com/2009/05/gestao-de-pessoas-filme-fuga-das.html>. Acesso em: 16 de julho de 2020.

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO NO TEXTO FEITA EM: 26.09.2020.

MODELO FOTO PARA ASSINATURA DO SITE (2)