Lições de liderança que podemos aprender com Ragnar Lothbrok!

arte - texto da Ariadne

Vikings é uma série de televisão de drama histórico, criada e escrita por Michael Hirst, inspirada nas histórias de invasões, comércio e exploração dos Nórdicos da Escandinávia medieval. A produção conta a história de Ragnar Lothbrok, herói dos povos escandinavos, cuja existência é semi-lendária. Esse guerreiro, que dizia ser descendente do poderoso deus Odin, tornou-se rei e, como governante, soube estabelecer metas ambiciosas e sair vitorioso de todas as suas empreitadas – entre elas, a mais famosa: a invasão de Paris.

Através desse personagem, é possível tirar algumas lições sobre liderança:

1. Não tenha medo de ousar, não deixe que o medo tome conta de você

No transcorrer da trama, podemos acompanhar a ascensão de Ragnar, de simples fazendeiro a rei ao desafiar e matar o Lorde conservador, que não sabia sonhar e que não queria que ninguém ousasse. Ele desafia a lei imposta, sobre a navegação para o Oeste, e mostra que devemos enfrentar nossos medos ou ficaremos sempre fadados a não sermos ouvidos, muitas vezes até mesmo prejudicar nossas atividades e de nossa equipe e a viver as mesmas coisas.

2. Crie sua reputação

Não demora muito para que Ragnar se torne rei ao acabar com o monarca anterior. Ele é um líder que aprende rapidamente com seus erros e os corrige sem pestanejar. Se alguém o trai tem uma punição exemplar, às vezes de maneira espantosamente sangrenta, o que contribui para a sua fama, a construção de uma reputação inequívoca, imprescindível para qualquer líder ou negociador, claro que isso não se adéqua aos dias de hoje. Dessa forma, todos sabem que Lothbrok é um homem de palavra, que respeita a honestidade e admira a ousadia, mas que sabe punir muito bem quem pisa na bola.

3. Não almeje o poder pelo poder

Um aspecto muito importante do personagem é que, para o rei Viking, o poder não é um refúgio, pois, nas batalhas, ele sempre está na linha de frente. O seu título é um meio para realizar seus objetivos e sonhos de aventureiro e explorador. Sua concepção de poder se resume a uma das frases mais significativas já ditas em uma obra de ficção televisiva: “Poder é sempre perigoso. Atrai o pior e corrompe o melhor. Nunca pedi por poder. Poder só é dado para aqueles que estão dispostos a abrir mão de si por ele”.

4. Líder e aprendiz: é assim que se faz

Maior que sua sede de conquistas é a sua sede por compreender o mundo que o rodeia. Quando descobre a utilidade de uma bússola, a primeira coisa que faz com ela é guiar-se mar adentro até chegar às costas britânicas e invadir a Inglaterra. Ele soube aproveitar perfeitamente o potencial da tecnologia que cabia no momento, uma simples bússola valeu muitos tesouros. E, também, aprende idiomas quando pode.

5. Cerque-se de grandes talentos

Ragnar sempre soube detectar as melhores habilidades das pessoas. Por exemplo, ele recrutou Floki, construtor dos imponentes barcos vikings, que o levou para o Oeste, e sempre teve grandes e bravos guerreiros ao seu lado.  Além disso, o monge cristão Athelstan, que apesar de ter sido sequestrado durante uma de suas invasões, tornou-se seu amigo e lhe ajudou a elaborar os planos de invasão ao contar informações privilegiadas sobre o território inimigo, o que facilitou e muito a empreitada de nosso herói.

Além do mais, Ragnar sabe como vender seus sonhos, sabe como inspirar seu pessoal, é o que podemos chamar de um líder ressonante. O desejo de superar a si mesmo, romper seus limites junto com seus homens é precisamente o que inspira lealdade em seus comandados. Afinal, eles sabem que é um líder ao qual vale a pena seguir!

Com tudo isso, é possível afirmar queestamos diante de um exemplo brilhante de liderança por ideias, um líder que questiona o senso comum. Por isso, todos os poderosos que se deparam com Ragnar pelo caminho tentam acabar com ele, porque não há nada mais ameaçador que alguém capaz de quebrar paradigmas. Tudo isso enquanto consegue inspirar compromisso, entusiasmo e lealdade em seus companheiros de batalha. Ragnar é, sem dúvida, um líder que traz mudanças, que faz um verdadeiro game changer e que tem muito a nos ensinar sobre liderança.

Referências:

UNIVERSIA. Aprenda a estabelecer e conquistar objetivos com vikings. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2015/04/27/1124164/aprendaestabelecer-conquistar-objetivos-vikings.html>. Acesso em: 30 ago. 2018.

WIKIPEDIA. Vikings (série de televisão). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/vikings_(s%c3%a9rie_de_televis%c3%a3o)>. Acesso em: 30 ago. 2018.

Ariadne (2)